quarta-feira, 6 de maio de 2009

Recursos Educativos abertos – Open Educational Resources
Uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
O movimento de Recursos Educativos Abertos[i], impulsionado fortemente pela publicação online de um grande número de cursos do M.I.T., Massachusetts Institute of Technology OpenCourseWare em 2002, tem vindo a sofrer uma rápida expansão capturando a atenção e colaboração de criadores e utilizadores em todo o mundo.
As oportunidades e os desafios deste movimento são inúmeros, e crescem à medida da sua implementação e adopção.
As bases que este movimento defende a nível político, económico ou filosófico, assentam em pressupostos de liberdade, iniciativa, partilha intelectual, implicam uma reflexão e uma tomada de posição quer dos indivíduos que irão intervir neste movimento bem como das instituições que o adoptarem.
Um princípio subjacente ao movimento “OER” é a possibilidade da maior democratização e partilha do conhecimento e dos de materiais educativos.
Neste sentido, o ensino superior em que nos inserimos, no nosso contexto Nacional, que tem como missão esta crescente partilha de conhecimento poderá sofrer ainda enormes mudanças e adoptar um modelo similar. Contudo o principio da abertura do conhecimento poderá e deverá ser concebido à luz da nossa realidade e da forma como o nosso ensino superior está actualmente organizado.

Um outro princípio fundamental do movimento OER, assenta na sua gratuitidade da partilha das ferramentas e recursos existentes tendo como base a criação de licenças abertas de forma a que os indivíduos que as criam, possuam direitos, apesar de fornecerem direitos específicos para a sua utilização em versões originais ou modificadas. Uma questão que se pode colocar prende-se com a viabilidade económica e eficácia dos sistemas que adiram a este movimento, na medida em que muitas vezes o conhecimento, em muitas áreas, principalmente am algumas com um menor grau de implantação ou de desenvolvimento subsistirem pela partilha deste conhecimento,com base em uma compensação económica que suporta quer a investigação quer a prática do ensino.
Uma promessa deste movimento baseia-se na expectativa deste permitir a transformação de práticas educativas, consideradas por alguns como práticas ancestrais e actualmente artesanais do ensino.
Importa assim analisar este movimento, o conceito subjacente no sentido da sua clarificação, as suas oportunidades, desafios.
[i] Open Educational Resources -OER

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