sexta-feira, 3 de abril de 2009

A partilha

Dia 3 de Abril.
Pessoalmente, o estado da arte é muito positivo.
Pode parecer infantil mas sinto-me orgulhosa por ter conseguido fazer estas simples tarefas. Comparativamente, este não é um feito assim tão grande, a minha filha Joana com 14 anos fez o se blog de aneis..., o meu filho com 9 anos tem a sua página no H5, o seu círculo de amigos no messenger, etc...
Hoje vi um video (que tentei colocar no nosso cybercafé) que ilustra bem a importância da utilização das tecnologias de comunicação (as suas inúmeras ferramentas) na nossa tarefa de ensinar...
Gostaria de o partilhar...

http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=40c570a322f1b0b65909&msg=Your+feature+request+is+sent+successfully



De facto, a maior mensagem que retenho destes dias é que ensinar é partilhar conhecimento ( Nada de Novo...),mas, para tal é necessário actualizar os meus skills como docente. Não chegam os e-mails e as mensagens de telefone... Posso fazer mais...


Mais do que certezas tenho muitas questões que espero ir respondendo ao longo deste curso. Aqui ficam algumas delas:


Nota: Este exercício individual, a que no psicodrama chamamos solilóquio, é tão somente isso, um pensar alto (desordenado), mas que visa partilhar o que tenho vindo a pensar.



- Na área da psicomotricidade, o corpo, a comunicação não verbal, a resposta no momento "no aqui-agora", espontânea, muitas vezes não racionalizada, são uma ferramenta principal. Como posso "ensinar" a utilizar estas "ferramentas" em uma paltaforma de e-learning, blended-learning? Que vantagens adicionais posso colocar?
- Como lidar com a enorme quantidade de informação, a rapidez em que as ferramentas disponíveis se modificam? Blogs, Diigo, etc, etc , as listas de ferramentas são enormes...
- Será que os skills básicos exigidos a todos, professores e alunos estão adquiridos? Se não como organizar uma pré-aprendizagem comum num ambiente de escola ... ( que não retire mais tempo aos reduzidos ECT's)
- Os sistemas são suficientemente fieis e acessíveis? ( por vezes para arranjar o computador esperamos 1 mês ..., nestes últimos dias o meu PC insistia de repente em fechar o acesso à net..., lá tinha que começar tudo de novo)
- A formas de comunicação formal e informal , alteram-se. As características pessoais e individuais persistem no modelo de comunicação à distância , podemos ter alunos envolvidos, mas menos participativos na rede,... ou vice-versa?
O fim de semana aproxima-se, e como sempre irei a Aveiro, mas ficarei em contacto (Esta é uma vantagem clara do e-learning: Whenever, Wherever... e outros w w w....)
Bom fim de semana

1 comentário:

  1. Perguntas muito pertinentes, mas cujas respostas chegarão em tempos diferentes, pois algumas requerem a maturação da experiência. Penso que será interessante debater várias delas na nossa discussão da semana que vem.

    Sabe que também pode embeber aqui o vídeo do TeacherTube (fica mais giro do que disponibilizar o link)? Basta-lhe copiar o código "embed", editar a sua mensagem, clicar em "editar html" para ficar em modo texto, e colar o código. Quer experimentar?

    ResponderEliminar